Ron DeSantis, o governador da Flórida assinou nesta segunda-feira (3) um decreto que revoga todas as medidas restritivas contra o COVID-19 no estado.
“Acho que as pessoas que estão dizendo que precisam se policiar, quer dizer que não estão acreditando na eficácia das vacinas.”
“Não estamos mais em estado de emergência”, disse DeSantis.
O projeto, que entra em vigor em 1º de julho, também proíbe as empresas de exigir os chamados “passaportes de vacinação”, colocando em lei a ordem executiva de DeSantis do mês passado. A lei proíbe as empresas de exigirem comprovante de vacinação contra a COVID.
Alguns prefeitos foram contra a atitude do governador por achar uma decisão muito precoce, pois mesmo com a “queda” nos casos e mortes relacionados ao coronavírus, ainda existem riscos de novas ondas da doença.
Empresas privadas como supermercados, Disney e Universal por exemplo, fazem suas próprias regras. Inclusive, a Disney por meio do aplicativo My Disney Experience já notificou que estão cientes das novas “mudanças” no estado, mas que por enquanto não alteraram suas políticas de máscara, e incentivaram as pessoas a se vacinarem.
o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) emitiram novas recomendações no mês passado de que as máscaras não eram necessárias na maioria das situações ao ar livre, exceto em eventos lotados, como shows e desfiles. Também ainda recomenda o uso de máscara em ambientes internos.
No sul da Flórida, o prefeito do condado de Broward, Steve Geller, avisou DeSantis que sua ordem pode sair pela culatra e disse que estava explorando opções legais para manter o mandato da máscara.
“O governador disse que a crise do COVID acabou na Flórida e não há mais restrições de qualquer tipo”, disse Geller.
“Espero que o vírus obedeça a sua ordem.”
Até hoje, é estimado que mais de 6 milhões de residentes da Flórida já estejam 100% vacinados, ou seja 30% e mais de 9 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose (cerca de quase 50% da população da Flórida).
Adultos maiores de 16 anos já são elegíveis para tomar a vacina na Flórida, e desde o dia 29 de Abril já não é mais necessário apresentar comprovante de residência para poder ser vacinado. Sendo uma maneira de incentivar que todos tomem suas vacinas, inclusive imigrantes indocumentados.